Jesus, anseio por mais de ti!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Paixão pela Flor de Cerejeira ou Sakura (em Japonês)


 O meu primeiro post será para explicar o que significa para mim Chuva de Sakura.


Conheci a Flor de Cerejeira mais ou menos quando conheci meu noivo, Gustavo. Vi as fotos que ele tirou no Japão, no período em que ele morou lá e entre elas tinha várias fotos mostrando as ruas cheias de cerejeira. A foto que me encantou se parecia com essa abaixo (depois eu posto a foto tirada por ele).


Desde então sempre pesquisei imagens e coisas relacionadas a essa árvore tão linda e encantadora.

HISTÓRIA DA FLOR DE CEREJEIRA (SAKURA)

A flor de cerejeira - em inglês, "cherry blossom" e em japonês, “sakura” - é a flor símbolo do Japão, sendo a sua simbologia forte e intensamente cultuada e respeitada pelo povo. A cerejeira era associada ao samurai, cuja vida era considerada tão efêmera quanto à da flor que se desprendia da árvore. No período feudal, a vida desses guerreiros sempre dispostos a dar suas vidas em nome de seus mestres, era comparada à efemeridade da flor de cerejeira, que durava apenas três dias na primavera, sendo a duração de suas próprias vidas breves como a dessas flores.

Mas acima de tudo, sua simbologia está relacionada diretamente à felicidade e à fertilidade, e é na época de sua floração que os jovens festejam o amor que os une, que as crianças iniciam o ano escolar, que os recém formados saem em busca de trabalho, que decisões importantes costumam ser tomadas sob o augúrio dos bons fluídos que a flor da felicidade traz. E justamente por isso, o chá de pétalas de sakura é utilizado em ocasiões festivas e rituais de casamentos, durante os quais é muito comum que os noivos o bebam pela crença de que o chá dessa flor proporcionará fertilidade e felicidade na vida conjugal. O chá é feito com as pétalas da flor, que são curtidas em sal por algumas horas, depois misturadas em uma espécie de chá chamado de "sakurayu", para só então estar pronto para ser ingerido.

 A flor de cerejeira é celebrada desde há muitos séculos e ocupa uma posição de suma importância na cultura japonesa. Sua floração acontece num determinado período, normalmente entre março, abril e maio, dependendo da região do país, e marca o início da primavera (haru) e o fim do rigoroso inverno (fuyu).

Essa celebração na época do seu florescimento deu origem às festividades chamadas de “Festival das Cerejeiras” ou “Hanami”, que significa “observar as flores” ou “o ato de observação das flores” e é uma das muitas tradições japonesas. São realizadas ao ar livre, debaixo das belíssimas cerejeiras em flor, e é quando se comemora a sua floração, a qual traz à memória a efemeridade de tudo e a brevidade da vida, e induz a profundas reflexões. Há o costume de se programar passeios e de se reunir para realizar piqueniques.


Durante sua floração é o momento de sair da introspecção do inverno e se abrir para o mundo, florescer o espírito e festejar.

E vem daqui o nome do meu blog.

A Sakura é considerada a flor da felicidade no Japão. E é isso que quero em minha vida hoje e sempre.

Chuva de Felicidade... Chuva de Sakura... na minha vida e
nas nossas vidas (Karen e Gu)

(espero um dia presenciar o Hanami no Japão)


Fontes: http://wishmade.blogspot.com.br ; http://cultura-japonesa.blogspot.com.br


Um comentário:

  1. Amiga, que linda história!
    Com certeza a vida de vocês será uma constante chuva de sakura, de felicidade e de muito amor. Torço pela felicidade de vocês e estou aqui na expectativa de que a celebração desse casamento seja a realização de um lindo sonho. Parabéns a vocês, casal querido!

    ResponderExcluir