Jesus, anseio por mais de ti!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Amor e prosperidade... Meus gatinhos da sorte...

Desde criança sempre fui apaixonada pela cultura japonesa e isso ficou mais forte depois que conheci meu noivo, que é sansei (neto de japoneses). Logo, tenho muitas coisinhas japonesas e um imenso interesse em colocar muito dessa cultura no nosso casamento... 

Hoje posto aqui os meus gatinhos da sorte que são muito lindinhos...

(By Liberdade/SP. O rosa atrai amor e o laranja prosperidade)

Maneki Neko é conhecido como o gatinho da sorte. Significa, literalmente, “o gato que convida”, e é a imagem de um gato com uma pata dianteira levantada.  Ao longo do tempo, foram confeccionados diversos Maneki Neko, ora com a pata direita, ora com a pata esquerda erguida. A pata esquerda é para atrair mais clientes/dinheiro, enquanto que a direita atrai prosperidade.
Existem várias lendas para contar a origem do Maneki Neko, mas duas são mais populares.
1) Santuário de Imado - conta-se que havia uma velha senhora que morava nas redondezas e que muito amava o seu gato, mas, como estava muito pobre e sem condições financeiras, teve que desistir dele. Numa noite, o gato apareceu-lhe em sonho e disse à senhora que fizesse estátuas de barro dele e que as vendesse, e assim ela prosperaria novamente.
2) Templo de Gotokuji -  Um monge do templo Goutokuji tinha uma gata chamada Tama. Enquanto ele comentava sobre as precárias condições do templo à gata, um samurai, Ii Naotaka, que voltava da batalha de Tennoji, passava em frente ao templo quando começou a cair uma tempestade. Naotaka correu para se abrigar embaixo de uma árvore e ao esperar a chuva passar, viu Tama sentada acenando para ele. Surpreso com a habilidade do felino, enquanto corria até Goutokuji um raio fulminante caiu na árvore que há pouco o abrigara. samurai entendeu que o gato salvara a sua vida e imediatamente entrou no templo para rezar em agradecimento à sua vida. Assim que entrou no recinto, Naotaka percebeu a condição precária do templo e doou todo o dinheiro que ele tinha consigo naquele momento. A partir de então, a família de Naotaka e todo o povo de Goutokuji passou a frequentar o templo, trazendo a prosperidade ao local. Para homenagear o gesto de Tama, foi esculpido no local uma estátua da gata reproduzindo o gesto. Depois de um tempo, miniaturas da estátua passaram a ser distribuídas aos visitantes do templo.
(Fonte: Aoikuwan.com e Nipocultura )

3 comentários:

  1. Muito interessante, hein?! Tô precisando de uns gatinhos desses também. rsrsrs Bacana!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, não sabia desses significados. Obrigada pela visita lá no meu cantinho, estou te seguindo.
    Bjs

    ResponderExcluir